O gravador de voz
do jato Cessna 560XL em que viajava a comitiva do candidato do PSB à
Presidência da República, Eduardo Campos, e que caiu quarta-feira (13), em
Santos (SP), não registrou as conversas ou sons ambientes durante o último voo
da aeronave.
Segundo a
assessoria da Aeronáutica, as duas horas de áudio gravadas e já analisadas por
peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(Cenipa) não correspondem ao voo em que Campos e mais seis pessoas morreram.
A Aeronáutica
explicou que, como o gravador de voz, o chamado cockpit voice recorder, não registra a data em que as
conversas ocorreram, ainda não é possível afirmar em que voo os dados já
obtidos foram gravados. “As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde
ao voo serão apuradas durante o processo de investigação”, informa nota da
Aeronáutica. “É importante ressaltar que os dados obtidos no gravador de voz
representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o processo
de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação dos possíveis
fatores contribuintes”.
Proveniente do Rio
de Janeiro, o avião da comitiva do ex-governador de Pernambuco caiu por volta
das 10h de quarta-feira (13) em uma área residencial da cidade de Santos.
Quando se preparava para o pouso, a aeronave arremeteu devido ao mau tempo. Em
seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o avião. Os dois
tripulantes e os cinco passageiros morreram.
Onze pessoas que
moravam ou estavam próximos ao local do acidente sofreram ferimentos e tiveram
que ser atendidas em unidades hospitalares. O único ferido que ficou internado,
uma criança de 1 ano e meio, deixou a Santa Casa de Misericórdia de Santos
nesta manhã.
O modelo da
aeronave usada por Campos só tinha uma caixa-preta, o chamado cockpit voice recorder, que grava os sons internos da
cabine, principalmente as conversas entre os pilotos. Diferentemente de
aeronaves de maior porte, o jatinho executivo não é obrigado a ter o mecanismo
chamado flight data recorder, que registra os parâmetros de voo,
como a velocidade, as posições em que estavam posicionados os manetes e quais
os comandos que foram acionados.
Fonte: Agência Brasil
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