terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dilma ganha espaço entre jovens, faixa em que Aécio liderava com folga

A presidente Dilma Rousseff (PT) ganhou espaço do eleitorado na única faixa etária em que Aécio Neves (PSDB) liderava com folga, os mais jovens, mostra pesquisa Datafolha concluída na segunda-feira (20).
A intenção de votos no tucano entre os eleitores de 16 a 24 anos oscilou um ponto, de 47% –resultado da pesquisa do dia 15 para 46%. Já petista subiu de 38% para 43% na mesma faixa, deixando os dois empatados tecnicamente, já que a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Considerando apenas os votos válidos (ou seja, desconsiderando nulos, em branco e os eleitores que não responderam ou não souberam responder), a diferença entre eles agora é de 52% para Aécio e 48% para Dilma. Cinco dias antes, era de 55% a 45%.
A candidata à reeleição tem chances de aumentar sua fatia nesse eleitorado se conseguir capturar parte dos 5% dos eleitores jovens que ainda não tinham decidido seu voto. É que 46% desses indecisos teriam mais chances de votar na petista se a eleição fosse no dia em que a pesquisa foi feita, aponta o Datafolha. Nesse base de comparação, Aécio tem 18%.
O último Datafolha mostra que, impulsionada pelo Sudeste, Dilma passou Aécio e tem 52% das intenções de votos válidos, contra 48% do tucano. É a primeira vez no segundo turno que ela aparece à frente.
MAIS VELHOS
Considerando os recortes por faixa etária, Aécio só se mantém à frente de Dilma entre os eleitores com 60 anos ou mais, mas também dentro da margem de erro, com 51%, e Dilma, 49%.
A faixa mais nova e a mais velha são as com o menor número de eleitores, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral): 16% e 17%, respectivamente.
Nos votos válidos, Dilma agora lidera com folga em todas as outras três faixas. Tem 53%, contra 47% de Aécio, entre eleitores de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos; e 55% contra 45% entre aqueles de 45 a 59 anos.
No levantamento anterior, havia empate técnico nessas três faixas.

Fonte: Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário